A importância da contabilidade nas empresas durante a epidemia

A importância da contabilidade nas empresas durante a epidemia

O Coronavírus forçou mudanças na forma em que levamos a vida e que empresas trabalham. O isolamento social fez com que muitos negócios adotassem o home office e, por outro lado, comércios fecharam suas portas.

Empresas passaram a se preocupar, ainda mais, com demissões, corte de salários, concessão de férias forçadas e diversas outras medidas que visam a diminuir o contágio da doença, mas prejudicam nossa situação econômica.

imagem que represente crise econômica

A crise expõe as fragilidades da nossa economia e traz impactos de longo prazo em várias vidas

No entanto, o profissional de contabilidade tem a formação e a capacidade para minimizar essas consequências e tentar salvar a existência de muitas companhias. Afinal, essa é a área que estuda todos os aspectos contábeis de uma empresa.

Dessa forma, o trabalho do contador é conseguir informações financeiras, tributárias e fiscais valiosas para uma boa gestão e administração de um negócio. A reunião desses dados e o gerenciamento eficiente garantem a saúde organizacional.

Em momentos de crise, portanto, os contadores podem atuar com consultores para empresas e, consequentemente, zelar pelo equilíbrio econômico de vários tipos de negócio.

O papel de um contador

Como falamos, o trabalho de um profissional da área contábil é essencial. E isso é válido para além de momentos de crise e pandemias, embora esses sejam os momentos em que mais se valoriza a profissão.

É através da Contabilidade, que muitas empresas podem elaborar planos e discutir ações para o crescimento e desenvolvimento corporativo.

Além disso, contadores também são capacitados para propor melhorias em processos dentro de organizações, com base em informações financeiras e estatísticas da própria organização.

Oportunidades e ameaças também fazem parte do campo de atuação do profissional desse ramo.

 imagem que represente contador dando orientação

E para que os melhores cenários sejam aproveitados, e os piores, evitados, eles devem entender muito bem sobre o mercado do cliente

Apenas dessa forma será possível indicar pontos de força e de fraqueza. Em momentos de crise, isso é válido para apontar ações pertinentes, como corte de gastos, ou até mesmo investimentos.

Em síntese, o contador é capaz de fazer planejamentos baseados na realidade de cada empresa. E planos viabilizam ações que podem salvar um cliente ou tirar um negócio do sufoco.

Qual a importância do contador durante a pandemia do Coronavírus?

 A economia mundial passa por um momento inédito. Em alguns países, o comércio reabre, aos poucos e com muita cautela, para evitar que pessoas sejam infectadas novamente.

Nesse cenário, muitos empreendedores acumulam dúvidas e, possivelmente, dívidas. O pior a se fazer em um momento como esse é agir por impulso. O apoio e expertise de um contador podem suavizar os efeitos da crise.

O profissional da área poderá apresentar novas possibilidades, baseadas em estudos do mercado e da economia, que podem aliviar a tensão e ajudar a planejar e tomar atitudes mais coerentes.

Além disso, como o Governo tem apresentado medidas para ajudar as empresas, o contador tem potencial para explicar e pôr em prática todas as soluções propostas.

Por isso, mais do nunca, esse é o momento de contar com a Contabilidade. Eles estão estudando e se informando sobre os novos rumos da economia e dos negócios. E essas são informações extremamente valiosas para o futuro do universo corporativo, durante e pós-crise.

Como já pontuamos, a crise do Coronavírus não tem precedentes. Tudo é novo e atinge todo mundo. O momento exige estratégia e cuidado. Então, o papel do contador é se tornar o aliado de clientes e empresas e seguir na contramão da crise.

O Safishare é uma plataforma de transferência e gerenciamento de documentos entre clientes e contadores. É a tecnologia jogando a favor da contabilidade digital neste período de crise. Conheça o Safishare!