Saiba como os contadores podem auxiliar seus clientes durante o home office

Saiba como os contadores podem auxiliar seus clientes durante o home office

Empresas precisaram mudar a maneira de trabalhar do dia para a noite. Devido à pandemia, muitas pararam de vender, enquanto outras têm aderido às alternativas oferecidas pelas novas MPs. Seja como for, os contadores precisam estar prontos para ajudar.

Claro que é preciso levar em conta que os escritórios de contabilidade também fecharam e estão trabalhando em home office. Dessa forma, a maneira de atender aos clientes, interagir e dar o suporte que eles necessitam também precisa ser renovada.

imagem que represente parceria entre cliente e contador

Mantenha-se próximo do seu cliente para que possam superar essa fase juntos

No artigo de hoje, veja dicas de como ajudar as empresas e seguir atendendo bem durante a pandemia. Ao final da leitura, não deixe de entrar em contato conosco e entenda como o Safishare pode revolucionar a transferência de documentos entre contadores e clientes. Facilite a rotina de envios de documentos agora!

Passos para os contadores ajudarem os clientes durante a pandemia

Claro que cada situação é única e só você para conhecer a rotina do seu escritório e dos clientes. Contudo, algumas dicas podem facilitar esse processo. Confira!

Facilite o envio de documentos

Esqueça tudo impresso ou Notas Fiscais enviadas por e-mail. Pelo alto volume de documentos e variadas origens, é fácil a mensagem se perder e você acabar não atendendo o cliente como ele precisa.

Por isso, se você ainda não tem, adquira um software ou plataforma online para o mercado contábil, que facilite a transferência de documentos. Isso vai agilizar o processo, oferecer mais segurança e organizar essa interação durante a época de home office, entre contadores e clientes.

Faça um diagnóstico da situação do cliente

Esteja pronto para orientar o cliente em tudo o que ele precisar. Para isso, faça um diagnóstico da situação atual da empresa. Com todos os dados em mãos, você poderá avaliar as melhores alternativas, bem como os impactos sofridos pelo segmento.

Dessa forma, estará pronto para orientar e ajudar o cliente a tomar decisões bem pensadas e baseadas em fatos e dados.

Mantenha-se informado

O cliente quer salvar o negócio e caberá aos contadores orientá-lo da melhor forma.

Para isso, é preciso ficar atento a cada decisão do Governo e, sempre que notar que alguma Medida Provisória pode servir para alguns dos clientes, entre em contato. Informe-os e mostre como a alternativa pode ser usada e os benefícios que ela traria.

Ajude no controle e planejamento financeiro

Esteja pronto, também, para ajudá-lo no controle e planejamento para os próximos meses. Mais do que nunca, o cliente vai precisar de alguém que entenda, em números, o que está acontecendo e que possa ajudá-lo a encontrar alternativas.

Assim, esteja preparado para abordar temas como:

  • Redução de gastos;
  • Fluxo de caixa;
  • Negociar prazos para dívidas.

Ouça os seus clientes e seja claro com ele sobre o cenário atual. Quanto mais informações úteis você conseguir transmitir, mais confiante e seguro ele ficará.